Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2019 – Rumo à conquista!

Texto por Ervino Haupt – BRA 99

Parque Náutico Iguaçu em Curitiba – PR é um dos celeiros e berço da vela rádio controlada, tem em sua raia uma história interessante, pois aponta para ao inicio da década de 80, quando em 1981, passados 38 anos, nesta mesma raia foi realizado o Primeiro Campeonato Brasileiro de Veleiros Rádio Controlados da Classe M.

 

Anos se passam!
No momento atual, na região de Curitiba é uma das melhores raias para a prática da vela radiocontrolada devido aos ventos limpos e qualidade das ondulações, o que a torna bem técnica. Quando me associei ao ITC, sempre era citada essa raia e em uma oportunidade fui com o grupo treinar lá durante uma tarde de sábado, porém o parque estava abandonado, quem frequentava lá eram apenas pessoas de costumes duvidosos e não era nada seguro ou recomendável repetirmos essa velejada por lá.
Assim continuamos usando a raia do Bacacheri pela praticidade e pela pequena distância de nossas casas, até que em uma tarde recebo a ligação do secretário municipal de esportes, que conseguiu meu contato através de meu amigo do Passauna e que tem por lá as canoas havaianas. Imediatamente veio à ideia algum problema que pudesse ter ocorrido de nosso uso no Parque Bacacheri (sempre temos essa tendência de pensar no pior), porém ele convidava o nosso grupo a promover um final de semana de regatas, a Copa Verão para reinaugurar o parque náutico que havia sido totalmente reestruturado e contava com policiamento e tudo mais para se tornar novamente um local de uso para família e pessoas de bem. Aceitamos, fomos até o local e nos deram a oportunidade de escolhermos um local. Após andar pelo parque encontramos a ponta de uma península, bem no meio do lago e que dá para montar raias em quaisquer direções. Aquilo era um sonho. Terminada a Copa Verão, a secretaria de esportes gostou do evento e pedimos para continuar usando essa raia. Eles aceitaram e junto com eles e com a regional do Boqueirão acabamos fazendo o campeonato brasileiro de RG65 de 2019 no local e que apesar da chuva, foi muito bom e todos puderam experimentar a raia.
Passado isso, continuamos usando o local, mas de maneira informal, ali está sob os cuidados da secretaria de meio ambiente que administra parques e praças e reluta sempre um pouco em liberar atividades particulares nos parques, só que na oportunidade do campeonato brasileiro fiz uma grande amizade com o Ricardo Dias que é administrador da regional e nos deixou usar a raia, porém, sempre daquela maneira informal. Ele sempre nos apoiando pois sabia que ajudaríamos a cuidar do local, nos deixava à vontade, porém sempre era algo que não estava no papel, até que certo dia, incomodado com isso, fui fazer uma visita à ele com a ideia de pedir a formalização da raia e do uso pelo ITC. Ele gostou da ideia e concordou, mas com receio também de que fosse impedido pela secretaria de meio ambiente, marcou uma audiência diretamente com o Prefeito Rafael Greca, e chegando o dia combinado lá fui eu munido de histórias, fotos e vontade e acompanhado do incansável Ricardo Dias que esteve sempre conosco. Após explicações sobre nosso esporte, a importância da raia, a posição de destaque sempre da vela radiocontrolada do Brasil perante o mundo, o prefeito anuncia que liberará a raia para nosso uso por decreto. Agora a raia do Parque Náutico Iguaçu é oficialmente a casa do ITC com o aval do prefeito e da administração regional. Agora daqui pra frente, dado esse passo, podemos prosseguir com planos e projetos contando sempre com essa parceria, temos o compromisso de cuidarmos do local e lotarmos sempre de veleiros radiocontrolados e fazer campeonatos de todas as classes. A raia do Iguaçu comporta bem qualquer classe e apesar de em Curitiba ser mais forte a RG65, quem se dispuser a fazer um campeonato de outra classe no local conta com todo nosso apoio e ajuda com pessoal e estrutura. A raia é uma conquista nossa, de todas as classes, de todas as flotilhas e pessoas que no passado engrandeceram e lutaram para o crescimento da vela rádiocontrolada.

2 comentários em “2019 – Rumo à conquista!

  1. José Henrique Souza
    17/09/2019

    PARABÉNS pele Iniciativa em Divulgar esta Matéria.

    Curtido por 1 pessoa

    • Célio Arnaldo
      20/09/2019

      Trabalho que se iniciou com Vladimir Dored nos anos 70 em Curitiba – PR.

      Curtir

Os comentários estão desativados.

Informação

Publicado às 17/09/2019 por em VRC Express e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: