Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2019 – Brasileiro de IOM – Porto Belo SC

A cidade de Porto Belo sediou nos dias 30 – 31 de agosto e 1 de setembro o maior evento nacional da classe IOM, organizado pela ANOCAVE – Associação Norte Catarinense de Vela RC, supervisão da ABVRC – Associação Brasileira de Veleiros RC e ABC1M – Associação Brasileira da Classe 1Metro, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Belo.
Inscritos 24 velejadores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal, abrilhantando o evento tivemos a presença de velejadores da Argentina e Chile, foram 4 dias de intensas atividades, durante o dia regatas  e mais regatas, a noite sempre um encontro diferenciado.

Dia 29 Atividades
Diurna: Chegada dos velejadores, reconhecimento do local de regata e guarda de veleiros em local cedido pela prefeitura em frente ao local do evento. No período da tarde João de Deus, Roberto Assis, Célio A. V. de Souza e Ricardo Mauzer realizaram a medição de 70% dos veleiros, ficando o restante para o dia seguinte.
Noturna: Encontro dos participantes, convidados e velejadores em um jantar de boas vidas onde foi servido pelo pizzaiolo Célio Arnaldo, pizzas de vários sabores acompanhada de cerveja, refrigerante e caipirinha.

Dia 30 Atividades
Diurna: A partir das 8:00 até às 9:30 horas medição de veleiros, abertura do evento aconteceu às 10:15, às 11:00 horas inicio da reunião de comandantes e logo após montagem da raia por João de Deus, Roberto Assis e Marlon Prestes, desta feita, próximo das 12:00 horas,  como os ventos estavam muito fracos, resolveu-se ir para o almoço no restaurante Du Cais, neste espaço e tempo a raia foi remontada noutro lado do pier e finalmente por volta de 13:15 horas deu-se a primeira regata eliminatória, e na sequencia regatas até o cair da tarde.
Noturno: Segundo encontro dos participantes, convidados e velejadores em um jantar, onde foi servido pelo mestre cuca João de Deus um gostoso e farto “arroz de carreteiro”, acompanhado de cerveja, refrigerante, vinho e caipirinha.

Dia 31 Atividades
Diurna: A partir das 10:30 horas logo após montagem da raia por João de Deus e Roberto Assis, com os ventos entre 12 e 20 nós iniciaran-se as regatas, por volta de 13:00 horas fomos ao almoço no restaurante Du Cais, ás 14:15 horas retornamos as regatas com seu final antecipado pela organização.
Noturna: Encontro dos participantes, convidados e velejadores em um terceiro jantar, onde foi servido pelo mestre cuca Sergio Richter um saboroso “strogonoff de frango”, acompanhado de cerveja, refrigerante, vinho, caipirinha e whisky 12 anos.

Dia 01 Atividades
Diurna: A partir das 9:30 horas logo após montagem da raia por João de Deus, com os ventos de norte entre 4 e 8 nós iniciaram-se as regatas, às 15:00 horas findaram-se as regatas,  e na sequência fomos a formalidade de entrega de prêmios no restaurante Du Cais, destaque para Roberto Assis BRA 41 o grande campeão do evento, bem com, o velejador Grabriel Mueller BRA 58 que por sua conduta em regata, levou o Troféu Fairplay IOM – 2019.

Pontos importantes a serem destacados:
O apoio da prefeitura nos reservando local para guarda de barcos;
O apoio de Ricardo Mauzer cedendo seu barracão de trabalho, transformado em pousada, oficina de barcos, restaurante com estacionamento;
O apoio do velejador Marlon Prestes que dedicou voluntariamente 4 dias ao evento, atuando como apoio de copilação no resultado de regatas;
O apoio do Restaurante Du Cais, no fornecimento de almoço com a devida rapidez, e mais, o livre estacionamento aos velejadores e convidados.
O apoio da ABVRC oferecendo o Troféu Fair Play;
O empenho da Família Assis na organização geral do evento…

Saiba um pouco mais em http://www.velarc.net/14_brasileiro_iom/index.htm

Este foi último evento da classe IOM antes do mundial que acontecerá em Porto Alegre de 15 a 23 de novembro no Clube dos Jangadeiros.

Veja os nosso representantes e outras equipes em: https://www.2019iomworlds.com/

%d blogueiros gostam disto: