Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2019 – Construindo o futuro!

A 33 anos atrás Célio A.V. de Souza, Jorge Bercht e William Astbury se preparavam para participar do 5º Mundial de Marblehead em Fleetwood – UK em agosto de 1986, viagem que iria mudar os rumos da construção de veleiros RC no Brasil, pois de norte a sul o domínio era do veleiro Trapper.

Veleiro Trapper BL 4000

1986

 

 

 

Ao final do mundial, para todos uma experiência gratificante por estar entre os melhores velejadores e projetos do mundo, reunidos em 10 dias de evento, muitas fotos, bagagem cheia de informações que iriam nortear os acontecimentos e organização de eventos no futuro, e se se não bastasse, Célio Arnaldo comprou um veleiro Carbon Copy “No Secret” modelo vice mundial deste evento,

Veleiro No Secret ainda inglês.

 

 

 

e Jorge Bercht comprou um veleiro Cedar4, na minha visão uma obra de arte.

Veleiro Cedar4 ainda francês.

 

 

 

A partir de nossa chegada ao Brasil iniciaram-se os primeiros movimentos para construção dos novos e velozes vindos do mundial. Em São Paulo João de Deus deu início a produção do XRay (modelo No Secret),

Veleiro No Secret de Antonio Augusto de Souza Lima….

 

 

 

 

em Porto Alegre, José Eduardo Viana incia a produção do veleiro Cedar Club, versão mais moderna da família Cedar. Os já brasileiros Cedares foram cedidos para os velejadores Jose´Magalhães Reis, Antonio Carlos de Paula Machado e Luiz de Castro, mais tarde foi desenvolvido em fibra de vidro e ou carbono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17 de Julho de 2005, data em que aos 60 anos falece o Amigo modelista José Eduardo Viana, dedicou boa parte de sua vida a várias  atividades, dentre elas a mais importante a vela RC.

 

 

 

Conheça um pouco mais desta e outras histórias em: https://historiadavelarcbrasileira.wordpress.com/

2 comentários em “2019 – Construindo o futuro!

  1. aaslima1511
    14/07/2019

    Ótima reportagem, é preciso que todos os atuais saibam esses dados e os momentos preciosos e felizes de competição e confraternização que tivemos durante o período da nossa dedicação a esse esporte.

    Conectado 14/07/2019 11:24:54, Vela RC Bras

    Curtir

    • Célio Arnaldo
      14/07/2019

      Sempre que possível aproveitando o momento divulgo algo que venha lembrar do passado…

      Curtir

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: