Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2018 – 13º Brasileiro de IOM – POA – RS

Local do evento;
Mais uma vez o Clube Jangadeiros abre as portas e disponibiliza suas dependências a classe IOM, onde se respira e predomina o espírito da vela, facilidades como restaurante (2), lanchonete para o encontro da tarde após regatas, sala exclusiva para a guarda barcos, amplo estacionamento, vários locais com estrutura para churrasco e piscina para o banho do campeão.

Abertura do evento;
Contamos com presença do Comodoro do Jangadeiro Sr. Manuel Ruttkay Pereira que hasteou a bandeira do clube Jangadeiros, a bandeira brasileira foi hasteada pelo presidente do conselho do Clube Jangadeiros, Ricardo Pollono hasteou a bandeira do seu país Argentina e Pablo Walper pelo Chile, sob os acordes do hino nacional brasileiro.

Área de regata;
Sobre um gramado extenso, bem cuidado, abrigo sob as arvores, trapiche para acesso dos barcos a água e outro para recolha dos barcos após chega, mastro com as bandeiras dos países presente e do clube anfitrião, compunham o cenário da área.

Raia;
Neste campeonato devido às condições de vento, predominância de sul e leste, tivemos duas raias em locais diferentes, ambas paralelas à margem, o que facilitava a condução dos veleiros.

Vento;
Durante o primeiro dia de evento o regime de ventos foi constante até as 16h00, sopravam entre 13 e 16 nós, no segundo dia repetiu as mesmas condições, no terceiro dia iniciamos as regatas com ventos do quadrante leste, soprou entre 4 e 6 nós rondados, até o meio do dia.

Correnteza;
Tivemos a presença de correnteza no rio Guaíba na direção sul, motivado pelas chuvas que caíram nos dias antecedeu ao evento, na raia de vento sul a correnteza se apresentava mais forte a mediada que íamos afastando da margem, e junto à margem pouco se percebia, não houve prejuízo da navegação pois a velocidade da correnteza era baixa e acontecia com os veleiros navegando em vento pela popa

Confraternização;
Todos os dias após as regatas velejadores se reuniam na lanchonete para a cerveja matutina, no final do segundo dia tivemos uma churrascada com cerveja no quiosque junto à escola de vela, no terceiro dia no almoço outra cessão de churrasco em quiosque junto à piscina, e finalmente na entrega de prêmios um mesa de salgados diversos. Não podemos de deixar registrar a comemoração do aniversário do Gerente Regatas Fred Rocha, regado a bolo, salgadinhos e cerveja.

Comissão de Regatas;
O evento foi coordenado e dirigido com maestria por Fred Rocha e seus comandados, Luiz Eduardo Paradeda na Comissão de Protesto, Antônio Richter secretaria de regata, Luis Augusto Melechi observador principal, Peter Nehm no suporte de montagem de raia, realizou um grande e dedicado trabalho por ser velejador com grande habilidade marinheira, sempre focado e atendendo as solicitações de adequação da raia de regata.

Regatas;
Apesar de vento forte e raia revolta, durante o evento as regatas aconteceram sem incidentes, somente uma quantidade pequena de protesto, tivemos algumas desclassificação por bandeira preta nas largadas.
Acredito que o comportamento dos velejadores navegando tenha sido dos melhores.

Veleiros;
Na raia aconteceu a predominância dos BritPop (15), seguido pelos Kantum2 (2), Sedice (2), V10 (1), Widget (1), Option (1), Alternative (1), Manta (1).

Participação estrangeira;
Argentina e Chile estiveram presentes com seus melhores velejadores da classe IOM, destaque para o Chile que no último evento se apresentou com apenas um velejador , neste vieram em cinco, fato que mostra que a flotilha do Chile está em franco desenvolvimento

Troféu Fairplay William Astbury;
Criado a partir de 2017 em memória ao nosso grande amigo, incentivador e velejador William Frederick Astbury, para ser entregue ao velejador “fair-play” em todos os campeonatos brasileiros em todas as classes RC.
Pela primeira vez a ABVRC – Associação Brasileira de Veleiros RC entrega este troféu com total legitimidade ao velejador estrangeiro o chileno Carlos Arquimides Munoz Arauco CHI 42.

Os campeões;

Na tabela abaixo o ranking  top five brasileiro.

Velejador Ano 2018 Ano 2017
Daniel Mueller – BRA 57 Campeão 5º colocado
Denis Astbury – BRA 11 Vice – campeão 3º colocado
Gabriel Mueller – BRA 58 3º colocado 11º colocado
Roberto Assis – BRA 41 4º colocado Vice – campeão
Alexandre Marien – BRA 29 5º colocado Campeão

Mundial

Nesta mesma raia estaremos realizando no mês de novembro de 2019 o mundial da classe IOM, contamos desde já com o ato voluntário de cada velejador para que possamos receber os estrangeiros de braços abertos e atenção que lhe devido.

Que venham os melhores em 2019 …

 

Voluntarismo e cooperação;

As fotos e vídeos apresentadas neste blog são de autoria de Mirela Martinelli, nossas reportagens vem ganhando destaque, pois temos a Mirela durante todas as regatas gravando videos e fazendo o registro de fotografias. Amiga Mirella nosso apreço pelo trabalho realizado em prol da velarc brasileira, diga-se ” Uma modalidade sem história documentada, se perde no tempos e é esquecida….” Parabéns Mirela Martinelli por mais este trabalho!

                                                                           

Roberto Assis, Denis Astbury, Daniel Mueller, Gabriel Mueller, Alexandre Marien.

Anúncios

3 comentários em “2018 – 13º Brasileiro de IOM – POA – RS

  1. Pingback: Calendario 2018 - Vela Radiocontrolada Chile

  2. ADEMIR NICARETTA
    09/11/2018

    Parabéns pelo post, e a todos que de alguma forma contribuiram para a realização deste grande espetáculo da vela rc Brasileira, um grande abraço a todos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. MIRELA MARTINELI
    08/11/2018

    Fico feliz em contribuir com as imagens e vídeos. A brincadeira é séria, e sempre acabo aprendendo um pouco das regras.
    Contem comigo!

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: