Vela RC Brasil Express

Jornal Eletrônico da Vela RC Brasileira

2018 – 6º Copa Brasil de Marblehead – Bal. Barra do Sul – SC


Homenagem ao grande velejador RC Luiz de Castro

Jorge Bertch BRA 13 conquista mais um titulo da classe Marblehead

A 6º edição da COPA BRASIL DE MARBLEHEAD é mais um sucesso da vela vela rc brasileira, uma classe esquecida (adormecida) desde o ano 2000, onde muitos velejadores já tinha como substituída por outras classes mais jovens, por sua dificuldade de transporte, seu tamanho e seu custo. Quanto a dificuldade de transporte o carioca Cláudio Vaz quebrou este paradigma transportando desde o Rio de Janeiro velas e barco em um carro pequeno, quanto ao custo, equipamentos do passado estão sendo reativados e novos projetos estão saindo do papel para as raias, veja o Indie fabricado no Brasil por João de Deus, e ainda está saindo da forma para a raia o projeto do Manta M de Andreas Hoffmann construído por Roberto Mitelzttatt, este projeto foi concedido por Andreas Hoffmann em primeira mão ao velejador Célio A.V. de Souza, tornando este o primeiro barco Manta M construído no mundo.

Veleiros novos ou velhos? Podemos atestar que o jurássico Enigma com mais de 25 anos ainda é um bom barco em águas brasileiras, ainda comparando com os novos Indy podemos observar que a orça do Enigma era mais tangente ao vento e com velocidade, já na popa e través o Indie era mortal…. Outro jurássico (30 anos) o The Best continua dando trabalho na raia.

Todo este movimento de ressurgimento da classe Marblehead no Brasil, cabe ao velejador catarinense Wilson Radtke que vem desde 2012 organizando este evento, e semeando para realização de um campeonato brasileiro em um futuro bem próximo.

Copa Brasil de M, campeonato desenvolvido em duas etapas a primeira em 28 e 29 de abril realizada com apoio e nas dependências do Joinville Iate Clube, e a segunda em 22 e 23 de setembro, na primeira etapa contamos com a presença de 15 velejadores e na segunda 10 velejadores, na segunda etapa, assim como na primeira, tivemos representantes do estados do RJ, PR, RS e SC, fato que mostra o interesse dos principais estados praticantes da vela rc no Brasil. Lamentamos a ausência de alguns velejadores nesta etapa, Wilson, Marcelo, Henning, Adan, Roberto, Paulo, Robertinho.

Aspectos do local de acontecimento do evento.

  • Raia, com ventos constantes,  terral leste fraco no início da manhã e chegado aos 15 nós de nordeste na parte da tarde, vento comum de todos os dias;
  • Apoio, North Center – guarda barcos e lanchonete na frete do trapiche de lançamentos de barcos,
  • Salvatagem, Norte Center forneceu caiaque de apoio; Bombeiros militar de Barra do Sul;
  • Hospedagem, Pousada Rosemari, serviço nota 10…..Somente 10 apartamentos ( casal ou 4 pessoas) amplo estacionamento, solarium com churrasqueira e todos os equipamentos de cozinha necessários para um bom churrasco.
  • Estacionamento, ao longo da avenida e suas transversais.
  • Segurança, local de tranquilidade, sem intercorrência durante os dois dias do evento…

Todas as facilidade apresentadas não estão amais de 100 metros do trapiche de lançamento de barcos….

Veja abaixo o resultado após corridas 67 regatas e colocações finais.

Clique na imagem para ampliar

 

 

PARABÉNS JORGE BERTCH, PERCY GLASER E CLÁDIO VAZ PELAS CONQUISTAS DESTE EVENTO.

 

 

 

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: